BRASÍLIA

Com o título de primeira cidade do mundo a ser tombada como patrimônio moderno, Brasília, a capital brasileira, se configura como a concretização de uma utopia. O incentivo à ocupação do território central antes mesmo de sua inauguração, em 21 de abril de 1960, trouxe também um misto de culturas, onde a diversidade compõe uma forte característica na identidade da capital.

O peculiar traçado urbanístico em forma de avião de Lúcio Costa aliado a inúmeras obras arquitetônicas assinadas por Oscar Niemeyer constituem hoje uma cidade-referência para aqueles que trafegam neste meio. A cidade modernista planejada para abrigar os mais importantes poderes administrativos de uma nação recebe pessoas de todo o mundo, seja com o intuito de encontros de cunho profissional ou mesmo passeios turísticos.

Outra característica peculiar à cidade é seu clima, é conhecida por possuir apenas dois períodos climáticos típicos: o seco e o chuvoso, sendo divididos de abril a meados de outubro e do restante de outubro a março, respectivamente. A amplitude térmica oscila, normalmente, entre 22 e 28º, configurando um clima ameno e agradável. À exceção dos meses de julho, com dias muito frios, e agosto, muito secos.

Brasília, com sua simples disposição e organização, encanta o passante com sua horizontalidade. A mesma aproxima o céu que se colore ao longo do dia.

rodape artigo